Experimento 30 - Chama Saltante
PROBLEMA IYPT (2011/3): Coloque uma chama (p. ex. de um bico de Bunsen) entre duas placas metálicas carregadas. A chama se moverá entre as placas. Investigue o movimento da chama.
COMPETIÇÃO: IYPT - International Young Physicists Tournament.
TURMA: Discentes do curso técnico-integrado em Química.
EQUIPE: Jefferson e Thiago.
DISCIPLINA: Física 3 (Eletromagnetismo).
LOCAL: IFPA/campus Belém.
DOCENTE: Prof. Dr. João Paulo da Silva Alves.
EXPERIMENTO 30 - CHAMA SALTANTE: A chama é o resultado de uma reação química entre um combustível e um comburente. Produz calor e luz e também íons ionizáveis.
A chama sempre se inclina para o lado negativo da placa carregada pelo processo de indução entre a placa e os gases resultantes da combustão afim de neutralizar a chama. As oscilações começam quando a chama começa a tocar a placa. A chama oscila entre o lado negativo e o centro. Um pouco de fuligem fica na placa
A composição da chama são partículas carregas positivamente/íons positivos como: CHO+, C3H3+…, e partículas carregadas negativamente (elétrons), etc.
A chama adquire carga positiva através da ionização gerada pela combustão de compostos orgânicos da chama. A chama toca a placa negativa e ocorre a equalização do potencial elétrico e a chama começa a ficar negativa.
A parte negativa começa a ser atraída pela placa positiva. Forças atrativas iguais resultam em uma chama localizada no centro.
Novas partículas positivas são produzidas. Mais partículas positivas, mas as partículas positivas continuam na chama, a força atrativa da partícula positiva e a placa negativa volta a ser dominante.
A chama move em direção à placa negativa e temos o fim desse ciclo.