Experimento 28 - Hovercraft
PROBLEMA IYPT (2015/9): Um modelo simples de hovercraft pode ser construído com um CD e um balão cheio de ar afixado através de um tubo. A saída de ar pode levantar o dispositivo fazendo com que ele flutue sobre uma superfície com baixo atrito. Investigue como os parâmetros relevantes influenciam no tempo deste estado de “baixo atrito”.
COMPETIÇÃO: IYPT - International Young Physicists Tournament.
TURMA: Discentes do curso técnico-integrado em Química.
EQUIPE: Heloisa, Maria Eduarda, Meicy e Tafinis Silva.
DISCIPLINA: Física 1 (Mecânica).
LOCAL: IFPA/campus Belém.
DOCENTE: Prof. Dr. João Paulo da Silva Alves.
EXPERIMENTO 28 - HOVERCRAFT: Hovercraft é um veículo de colchão de ar, aerobarco ou aerodeslizador que se apoia num colchão de ar. É capaz de atravessar diversos tipos de solo e também pode deslocar-se na água.
O hovercraft foi inventado em 1953 pelo inventor britânico Sir Christopher Cockerell, que foi condecorado por seu trabalho como engenheiro em 1969.
Através de um simples experimento envolvendo o motor de um aspirador de pó e dois tubos cilíndricos, empurrado para fora sob pressão, tornando possível movê-lo facilmente sobre várias superfícies. Este princípio o permitiria deslocar-se sobre a lama, água, terrenos alagados e também sobre terra firme.
Tipicamente, os hovercrafts têm dois ou mais motores separados. Um dos motores é responsável pelo levantamento do veículo ao empurrar o ar para o interior da saia de borracha, chamado de hélices de sustentação. Um ou mais motores adicionais são usados para proporcionar força propulsora para deslocar o barco na direção desejada, chamadas de hélices propulsoras. A direção é determinada pelo uso de lemes.
Comparado a um automóvel de mesmo peso o hovercraft se mostra superior na economia de combustível porque precisa de muito menos força para se deslocar, pois enfrenta um atrito muito menor. Enquanto o hovercraft atrita apenas com o ar, um automóvel comum teria a resistência do chão também.