top of page

Experimento 3 - Bailarina girante


EXPERIMENTO 3 - LABAP: DINÂMICA DA ROTAÇÃO, TORQUE E CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR TORQUE / FÍSICA I.

##########################

CONCEITOS RELEVANTES: BAILARINA.

--------------------------------

(A) CENTRO DE MASSA.

O centro de massa de um corpo é o ponto onde toda a massa do corpo está concentrada nele. Em geral este centro coincide com o centro geométrico ou de simetria do corpo quando sua densidade é homogênea e constante. Em problemas (MECÂNICA NEWTONIANA, por exemplo) de muitos corpos ou de um único corpo macroscópico, podemos definir um único ponto (centro de massa) deste objeto onde faremos o estudo dinâmico completo (rotação e translação).

---------------------------------------------------------

(B) TORQUE OU MOMENTO DE UMA FORÇA.

Na dinâmica de translações de corpos a grandeza física conservada (constante) é o momento linear ou quantidade de momento. A variação desta quantidade física no tempo dá origem a força resultante (2° LEI DE NEWTON) no objeto (corpo) em estudo. Por outro lado na dinâmica de rotações a grandeza física que é constante é denominada de momento angular. A variação no tempo desta quantidade origina o torque resultante ("força" que causa giro) nesse corpo. O torque depende da força aplicada, distância em relação ao ponto de apoio na qual está força será aplicada e o ângulo de inclinação entre a força e a distância (multiplicação vetorial - produto vetorial).

---------------------------------------------------------

(C) MOMENTO DE INÉRCIA.

Assim como a massa de um corpo representa sua inércia a variação de velocidade linear durante uma translação de um ponto a outro, por outro lado o momento de inércia representa a inércia de um corpo devido a variação de velocidade angular (giro) durante uma rotação. Essa quantidade depende de como a massa do corpo está distribuída em relação ao eixo de giro.

----------------------------------------------------------------

(D) CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR.

Uma das simetrias conhecidas na natureza é que o espaço é isotrópico, e devido a esta simetria o momento angular se conserva, ou seja, permanece constante, invariável. A variação temporal desta quantidade origina o torque. Este torque é o produto entre o momento de inércia de um corpo e sua velocidade angular.

###################

EXPLICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA:

(i) A força predominante que atua na roda é a gravitacional e as uma forças normais no corpo da pessoa que segura os dois pe sós de massas iguais a 1 Kg (cada um). A gravitacional está atuando no centro de massa deste sistema (cadeira, pessoa e pesos);

(ii) Esta configuração antes da variação angular da roda gera momento angular nulo (na vertical e horizontal deste sistema). Ao girar o sistema irá surgir um momento angular na direção vertical que deve ser conservado (retirando as forças de atritos) com os braços abertos (produto entre momento de inércia e velocidade angular). Ao fecharmos os braços estamos diminuindo o momento de inércia, assim por conservação a velocidade angular do sistema deve aumentar para garantir a constância do momento angular.

---------------------

Direitos autorais do vídeo e explicação: Prof. João Paulo (vice coordenador do LABAP) - Física.


bottom of page